Nota à comunidade universitária sobre o Restaurante Universitário de Ondina

09/06/2017 - 17h05
.

A Reitoria da UFBA tomou conhecimento na quinta feira, 8 de junho, das denúncias de contaminação de alimentos no Restaurante Universitário (RU) de Ondina apresentadas por estudantes nas redes sociais, com repercussão imediata em meios de comunicação.

É grave e delicado qualquer problema relativo à alimentação, parte essencial da assistência ao estudante na UFBA. Por isso, é importante registrar que providências para impedir sua emergência vinham sendo tomadas, há cerca de dois meses, pela Pró-Reitoria de Administração (PROAD). Em especial, uma série de notificações de irregularidades foi encaminhada nesse período à empresa responsável pelo fornecimento de alimentos ao RU, a cada registro de uma situação fora dos padrões de qualidade desejáveis. A administração central da Universidade jamais descuidou dos procedimentos obrigatórios no que diz respeito à segurança alimentar.

Entretanto, com a divulgação do mais recente episódio que fere as normas de uma rigorosa higiene alimentar no restaurante, a Reitoria decidiu dar início a uma série de providências emergenciais para restaurar a qualidade dos serviços de alimentação da UFBA, tanto quanto a confiança dos usuários do serviço.

Nesse sentido, criou na tarde desta sexta-feira, 9 de junho, um grupo de trabalho, com a participação da Escola de Nutrição da UFBA, para indicar medidas adicionais à ampliação do controle de qualidade da alimentação no RU pela própria Universidade. Se a Escola de Nutrição já presta seu apoio na vigilância dessa qualidade, ele será agora intensificado a pedido da Reitoria, sem prejuízo ou sobreposição das funções da estrutura regular da Universidade responsável pela supervisão dos serviços do restaurante.

A Reitoria reconhece que os serviços de alimentação estão subdimensionados diante da real demanda estudantil, mesmo após a entrada em funcionamento do Ponto de Distribuição de São Lázaro, no ano passado. Isso acarreta sobrecarga dos equipamentos existentes e, portanto, maiores riscos a sua eficiência e à observância rigorosa do controle de qualidade. Por essa razão, entre as medidas para enfrentar o problema, a administração determinou a retomada da construção do Ponto de Distribuição do Canela, com início imediato dos trâmites para o processo licitatório.

Fonte: https://www.ufba.br/noticias/nota-%C3%A0-comunidade-universit%C3%A1ria-s...