Documento orientador das ações e protocolo de acolhimento da Comissão Permanente de Combate e Prevenção ao Assédio e à Violência de Gênero (CPCA) - FFCH/IPSS

Cara comunidade de FFCH,

 

É com satisfação que como presidente da Comissão Permanente de Prevenção e combate aos Assédios Moral, Sexual e Violências de Gênero (CPCA/FFCH/IPSS) anuncio que no dia 17/11/2025 foi aprovado na Egrégia Congregação de FFCH o “Documento Orientador e o Protocolo de Acolhimento” de casos envolvendo assédios moral, sexual e outras violências de gênero em nossa comunidade, aqui anexado. As definições de assédio (moral e sexual) assim como de violências de gênero, estão no documento, entre outras informações relevantes.

O Protocolo de Acolhimento descreve as etapas a serem seguidas, caso alguma pessoa tenha interesse em buscar apoio direto à CPCA diante de uma situação de potencial assédio ou violência de gênero. O passo inicial é dado pela pessoa em busca de apoio, com envio de e-mail à Comissão (acolhimentocpca@gmail.com), pedindo uma escuta inicial. Uma resposta automática será encaminhada com os nomes de integrantes da Comissão disponíveis para a escuta e com todas as orientações para os passos seguintes.

A descrição efetiva desse procedimento está no documento enviado em anexo, que recomendo a leitura atenta. Coloco-me à disposição para quaisquer dúvidas que possam surgir em relação ao Protocolo de Acolhimento ou à qualquer outra atividade da CPCA.

 

Atenciosamente,

Mariana Thorstensen Possas

Presidente da Comissão Permanente de Prevenção e Combate aos Assédios Moral, Sexual e Violências de Gênero (CPCA/FFCH/IPSS)

Vice-Diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas