Nota do Conselho Universitário da UFBA

29/05/2017 - 17h05

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (CONSUNI) vem publicamente manifestar sua preocupação com os desdobramentos da grave crise política que há meses transtorna o ambiente político, institucional e socioeconômico do país e se torna agora mais aguda. Diante desse quadro, defende:

1. 1.      Que sejam sustadas as reformas de caráter nitidamente antipopular em discussão no Congresso, tais como a reforma trabalhista e a reforma da previdência;
  2. 2.      Que seja respeitada a vontade popular, tendo em conta a legitimidade, por meio de procedimentos previstos no texto constitucional, de realização de eleições diretas para os cargos de presidente e vice-presidente da República;
  3. 3.      Que se tomem as medidas necessárias para a manutenção intransigente do Estado democrático de direito.

O momento exige também que a UFBA mantenha uma postura vigilante e combativa em defesa do pleno funcionamento da Universidade. A crise, insistimos, não pode se transformar em ocasião e pretexto, por exemplo, para nova redução do orçamento de 2017, já prejudicado de saída por cortes em relação aos montantes praticados em 2016. Afinal, o orçamento da Universidade precisa ser recuperado tanto para que se dê andamento às obras em curso, fundamentais para as atividades acadêmicas, quanto para garantir a manutenção da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da assistência estudantil, da qual a UFBA não pode abrir mão, em sua afirmação permanente dos valores próprios de uma universidade pública, aberta, democrática e inclusiva.