INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO POLÍTICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO POLÍTICAS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

A Coordenação de Desenvolvimento Humano, através do Núcleo de Capacitação (NUCAP), em parceria com o NAPE (Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais), dá início às inscrições para o curso de Políticas de Inclusão e Acessibilidade. Este curso é parte do Programa de Capacitação em Inclusão e Acessibilidade.

O curso, aberto a servidores/as da UFBA, tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia em relação aos direitos e necessidades educacionais especificas das Pessoas com Deficiência, através do exame e discussão dos marcos legais.

A carga horária total é de 20h, divididas em 5 encontros presenciais, de 13 a 27/09/2017, às segundas e quartas-feiras, das 08 às 12h. O período de inscrições inicia hoje (04/09) e se estenderá até o dia 08/09 ou até que se encerrem as vagas (50). Abaixo o programa do curso:

·         Concepções para a implementação de uma Universidade inclusiva: um desafio de todos e para todos;

o Evolução do conceito de deficiência nas sociedades ao longo da história.

o  Educação especial na perspectiva inclusiva: definindo conceitos.

·         Marcos legais

o   Lei 10.436 / 2002 – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras

o   A relação do Brasil com a ONU: DECRETO Nº 6.949, DE 25 DE AGOSTO DE 2009 – Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

o   Lei 12.319 / 2010 – Libras (e intérprete)

o   Lei 13.146 / 2015 – Estatuto da pessoa com deficiência

o   Lei 13.409 / 2016 – Reserva de vagas para PCD

o   Resoluções CONSUNI e CONCEPE / UFBA

·         O contexto socioeducacional na perspectiva da inclusão;

·         Aspectos sociopsicopedagogico, profissionalizante e preventivo;

·         Contextualizando a UFBA: vivências;

·         Paradigmas, tabus e universidade.

Para mais informações, acesse: https://capacitar.ufba.br/abertura-de-inscricoes-para-o-curso-de-politicas-de-inclusao-e-acessibilidade

As inscrições devem ser realizadas pelo SIGRH. Para acessar o sistema clique aqui. Lembramos que as inscrições só podem ser realizadas após o cadastro no SIGRH. Caso ainda não esteja, acesse o sistema e efetue o cadastramento.

Em caso de dúvidas, clique aqui e acesse o tutorial de cadastramento, e acesse também o tutorial sobre a realização da inscrição em curso de capacitação no sistema. Para acessá-lo, clique aqui.