Inscrições abertas para o Curso de Orientação, Mobilidade e Acessibilidade para pessoas com deficiência

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O CURSO DE ORIENTAÇÃO,  MOBILIDADE  E ACESSIBILIDADE

A Coordenação de Desenvolvimento Humano, através do Núcleo de Capacitação (NUCAP), em parceria com o NAPE (Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais), dá início às inscrições para o Curso de Orientação, Mobilidade e Acessibilidade para pessoas com deficiência. Este curso é parte do Programa de Capacitação em Inclusão e Acessibilidade.

O curso, aberto a servidores/as da UFBA, tem como objetivo promover a capacitação dos profissionais da Universidade Federal da Bahia visando oportunizar a aprendizagem das técnicas de guia vidente, possibilitando conhecer e vivenciar o dia a dia e as barreiras arquitetônicas e atitudinais presenciadas pelos estudantes com deficiência visual.

A carga horária total é de 20h, divididas em 5 encontros presenciais, de 02 a 16/10/2017, às segundas e quartas-feiras, das 08 às 12h. O período de inscrições inicia hoje (19/09) e se estenderá até o dia 25/09 ou até que se encerrem as vagas (30). Abaixo o programa do curso:

• ·         Histórico
  • ·         Conceituação de deficiência visual
  • ·         Conceituação de Orientação e Mobilidade
  • ·         As etapas da orientação e mobilidade
  • ·         Os pré-requisitos: Área cognitiva/Área psicomotora/Área afetiva
  • ·         Técnicas de orientação e mobilidade
  • ·         Técnicas de Guia Vidente (GV)
  • ·         Técnicas de Auto Proteção (AP)
  • ·         Técnicas de Bengala Longa (BL)

Para mais informações, acesse: https://capacitar.ufba.br/ abertura-de-inscricoes-para-o- curso-de-orientacao- mobilidade-e-acessibilidade

As inscrições devem ser realizadas pelo SIGRH. Para acessar o sistema clique aqui. Lembramos que as inscrições só podem ser realizadas após o cadastro no SIGRH. Caso ainda não esteja, acesse o sistema e efetue o cadastramento.

Em caso de dúvidas, clique aqui e acesse o tutorial de cadastramento, e acesse também o tutorial sobre a realização da inscrição em curso de capacitação no sistema. Para acessá-lo, clique aqui