AFRO-ÁSIA
Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Afro‑Ásia é uma publicação semestral do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, dedicada, sobretudo, a temas afro-diaspóricos, africanos e asiáticos, em todas as áreas das humanidades, em especial, história, antropologia, sociologia, estudos literários e estudos culturais.
A revista preenche destacado espaço na vida cultural brasileira, pois ainda é um dos poucos periódicos nacionais inteiramente dedicados a temas afro-brasileiros e africanos. A Afro-Ásia participa também ativamente do debate internacional, contando com um Conselho Editorial formado por especialistas de 16 diferentes países, e servindo como espaço de expressão para a produção de autores oriundos de mais de 20 países entre Américas, Europa, África e Ásia. A seção de artigos privilegia a publicação dos resultados de pesquisas de fôlego, assim como reflexões inovadoras sobre teoria e metodologia. Destaca-se ainda sua robusta seção de resenhas, que tem o duplo objetivo de apresentar ao leitor brasileiro as mais recentes e relevantes produções internacionais nas nossas áreas de especialidade, e apresentar aos leitores de outros países o melhor da produção nacional. Ao garantir um espaço de excelência para o debate acadêmico nesse campo, esperamos também produzir referências significativas para uma ação sociopolítica antirracista e democrática, orientada para o combate às desigualdades que estruturam o mundo contemporâneo.
A Afro‑Ásia oferece acesso universal livre, ilimitado e imediato a todas as suas publicações, e não cobra dos autores nenhum tipo de taxa de avaliação ou submissão. A revista também não estipula uma titulação mínima para a submissão de contribuições. A Afro‑Ásia aceita a submissão de originais em inglês, francês e espanhol, mas, caso o artigo seja aceito para publicação, o autor deverá se encarregar de fornecer uma tradução de nível profissional à revista.
O recebimento de originais ocorre em regime de fluxo contínuo. O processo de avaliação das submissões ocorre em duas fases. Na primeira, os editores verificam a adequação do manuscrito quanto à qualidade e ao foco e escopo da revista, assim como a suas normas editoriais. Na segunda, o manuscrito é submetido a pareceristas para uma avaliação duplamente anônima (de autor e parecerista) que pode rejeitar, aceitar ou indicar alterações obrigatórias no artigo. Autores devem observar o intervalo mínimo de dois anos entre a publicação e uma nova submissão.
